quarta-feira, 9 de julho de 2008

Palavra de Deus, palavras de vida!

Palavra de Deus, Palavras de Vida!

O espaço que a Palavra de Deus ocupa em nossa vida de cristãos reflete a profundeza de nossa fé e a intensidade com que buscamos o mais precioso alimento para essa mesma fé. Regando nossa vida com Sua palavra, Deus cuida de nós como um dedicado jardineiro que dá a própria vida pelo seu jardim. Em Suas palavras encontramos alento para os dias mais difíceis, fortaleza nos momentos de fraqueza, coragem no desânimo, consolo na dor, orientação na incerteza, luz nas escuridões da vida. Se a buscamos, como peregrinos, é porque fazemos coro com o apóstolo que diz “a quem nós iremos, Senhor, só tu tens palavras de vida”.

Sempre atual, a Palavra de Deus não deixa de ser expressão de um povo, de uma época, de uma realidade própria. Aí se explicam as dificuldades que muitas vezes encontramos no texto. Sem um pouco de consciência crítica podemos desvirtuar a preciosa mensagem que ela contém para os dias de hoje. É preciso reconhecer que, embora mudam os tempos, mudam as pessoas, mudam as realidades e circunstâncias, a mensagem de Deus a seus filhos continua sempre atual. Certamente em dois mil anos as comunidades destinatárias da Palavra de Deus mudaram muito, no entanto, as dificuldades para se viver a fé continuam, embora tomam sempre novas configurações. Se, por exemplo, João escreve o Apocalipse na tentativa de animar e fortalecer a comunidade diante das perseguições sofridas, hoje esse mesmo texto bíblico pode nos animar e fortalecer diante de outras “perseguições”, ou fortalecer aqueles a quem nós perseguimos.

Embora muitas vezes usamos a Bíblia para fundamentar certas atitudes ou até justificar injustiças, a Palavra de Deus tem como destinatários preferenciais aqueles mesmos que eram os preferidos de Jesus, os mais necessitados. Muitas nações e muitos poderes opressores já buscaram justificação bíblica para ações claramente anti-cristãs. E uma leitura séria da Bíblia não abre espaço algum para tais fundamentações. O povo da Bíblia é um povo oprimido, em sua longa e árdua caminhada em busca de libertação. No agir de Deus, desde o envio de Abraão até o envio do Espírito Santo, em Pentecostes, percebemos um Deus empenhado em salvar os seus, principalmente aqueles que precisam de salvação e que se abrem para acolher a salvação que Ele oferece. A Bíblia é isso, expressão de fé de um povo que reconhece Deus agindo em sua história, sendo fiel a seu plano de salvação.

É sempre mais nosso desejo que a Palavra de Deus seja acolhida, compreendida e vivida por cada cristão. Assim como a terra não produz frutos sem acolher a semente, em nossa vida não produziremos os frutos que Deus espera de nós se não soubermos acolher e deixar germinar em nós essa semente de vida que é sua Palavra. Se nosso agir é sempre expressão daquilo que guardamos em nosso coração, sejamos, então, capazes de acolher essa Palavra de Deus para que nosso viver seja, a exemplo das grandes testemunhas da Igreja, agradável a Deus. Em nosso caminhar, em nossa vida, seja a Palavra de Deus lâmpada para nossos pés e luz para nossos caminhos. Então, nesse caminhar, estaremos edificando o Reino de Deus, um mundo de paz e fraternidade.
(j.z)

Nenhum comentário: